Cultura Portuguesa Contemporânea, 2007-2008, 1S

Cultura Portuguesa ContemporâneaCultura Portuguesa Contemporânea:
tempos, factos e autores, 3.ª edição
Coordenação: Isabel Carlos
Tutores:
Arquitectura: João Amaro Correia; Património: Maria Cardeira da Silva; Fotografia: Lúcia Marques; Artes Plásticas: Sandra Vieira Jurgens; Cinema: Nuno Sena; Teatro: Carlos Pimenta; Dança: Maria José Fazenda; Música: Sérgio Azevedo; Design e Moda: Rita Filipe, António Gomes, Cristina Duarte.

O período de candidaturas terminou a 31 de Outubro de 2007

O Instituto Camões lançou a terceira edição do curso de formação a distância Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores, concebido e coordenado, na primeira edição, por António Pinto Ribeiro e agora com coordenação de Isabel Carlos. O curso será ministrado totalmente a distância, através da plataforma de aprendizagem online do Instituto Camões.

I - Objectivos e competências
O curso tem como objectivo dar uma visão multidisciplinar e transversal da conjuntura histórico-artística da sociedade portuguesa do pós-25 de Abril de 1974.

Assim, o curso Cultura Portuguesa Contemporânea organiza-se em torno das seguintes áreas, designadas por módulos: Património, Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Cinema, Teatro, Dança, Música e Design e Moda.

Os conteúdos fornecidos em linha privilegiam uma dupla análise histórica e crítica, num balanço entre a factualização e uma discursividade autoral múltipla, que se estende ao equilíbrio entre os suportes audiovisuais e os de texto, entre uma linguagem clara e de fácil compreensão e a profundidade e complexidade dos conteúdos.

As competências que decorrem destes objectivos e conteúdos são o conhecimento e contacto com uma cultura e dinâmica recentes, resultando no acesso a um mapa actual da cultura artística portuguesa contemporânea e no contacto com os seus protagonistas e ideias fundamentais.


II - Conteúdos programáticos
O curso é constituído por nove módulos:

Módulo introdutório – Isabel Carlos

Arquitectura: João Amaro Correia

Património: Maria Cardeira da Silva

Fotografia: Lúcia Marques

Artes Plásticas: Sandra Vieira Jurgens

Cinema: Nuno Sena

Teatro: Carlos Pimenta

Dança: Maria José Fazenda

Música: Sérgio Azevedo

Design e Moda: Rita Filipe, António Gomes, Cristina Duarte


III - Público-alvo
O curso destina-se a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, prioritariamente residentes no estrangeiro, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

A decisão no que respeita à selecção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.


IV - Duração
O curso terá uma duração de dez meses, a começar no dia 5 de Novembro de 2007 e a terminar no dia 2 de Julho de 2008, prevendo-se um total de 336 (trezentos e trinta e seis) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui actividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos
O número máximo de formandos será de vinte.


VI - Certificação e avaliação final
A certificação da globalidade do curso só será atribuída aos formandos que concluírem com aproveitamento todos os módulos.

Aos formandos que não concluírem o curso será atribuído um certificado referente aos módulos realizados com aproveitamento, podendo inscrever-se nos módulos em falta nas futuras edições do curso, para sua conclusão.

O prazo de entrega dos trabalhos de cada um dos módulos é anunciado ao longo do decorrer do curso.

Qualquer trabalho que seja enviado após 31 de Julho não será considerado e como tal não será avaliado.


VII - Preço do curso
A frequência do curso implica o pagamento de 400 € (quatrocentos euros). Para os professores e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados. Uma vez efectuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VII - Processo de candidatura
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 31 de Outubro, impreterivelmente.