Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - FCP, 2009/2010, 2S

LALP Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Formação Contínua de Professores - 2.ª Edição

Coordenação
: Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho
Tutoria: Susete Albino


O Instituto Camões vai lançar o Curso de Formação Literaturas Africanas em Língua Portuguesa em regime de formação a distância, com coordenação do Professora Doutora Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho, Doutorada em Estudos Portugueses, com Agregação em Literaturas Africanas, Docente no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e tutoria de Susete Albino (Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade Nova de Lisboa).

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Instituto Camões, na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 75 horas e é creditada com 3 créditos.

Para os efeitos previstos no artigo 5°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente acção releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.


I - Objectivos

1) Reflectir sobre fenómenos epistemológicos contemporâneos na sua adequação aos contextos africanos em apreço.
2) Analisar textos de enquadramento histórico e cultural pertinentes para a compreensão da problemática literária em África.
3) Discutir textos literários seleccionados.
4) Planificar domínios de pesquisa susceptíveis de selecção e tratamento individuais.


II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Epistemologia e Hermenêutica em África
a) Pensadores Africanos.
b) Textos Fundadores do Pensamento Africano Contemporâneo.
c) Filosofia e Cultura na África Lusófona.

Módulo 2
O Imperialismo Europeu, Portugal e a Exploração da Costa Africana
a) Imperialismo e Orientalismo.
b) Abordagem comparada de estratégias expansionistas.
c) Reinos Africanos e Desterritorialização.

Módulo 3
A História Colonial na Literatura
a) Literatura de Viagens.
b) Literatura do Período Colonial.
c) Literatura do Período Pós-colonial.

Módulo 4
Política e Cultura: Vanguardas e Resistência
a) Vanguardas e Legitimidade Ideológica.
b) Valor dos Manifestos na Cultura de Resistência.

Módulo 5
Ficção Etnográfica e Crítica Cultural
a) Etnografia e Literatura.
b) Etnografia e Cultura.
c) Textos Africanos e Escrita.

Módulo 6
Memória e Discussão da Condição Pós-colonial
a) Literaturas Africanas na Actualidade: autoria, autoridade, tópicos, géneros.
b) Literatura e Sociedade.

 

III - Público-alvo

O curso de formação destina-se a professores e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*), residentes no estrangeiro ou em Portugal.

Podem também ser admitidos à frequência do curso licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, com curriculum considerado adequado para a frequência do curso, não sendo, nesse caso, atribuída a creditação para efeitos de formação contínua de professores.

A selecção dos formandos é da responsabilidade do Instituto Camões não sendo susceptível de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de 75 horas, a começar no dia 23 de Fevereiro de 2010, com interrupção de 29 de Março a 5 de Abril. O trabalho dos formandos pressupõe:

- leitura autónoma de materiais: 20 horas;

- trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos, bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos: 35 horas;

- participação em actividades de tutoria síncrona individual (chat): 8 horas;

- participação em actividades de avaliação (trabalhos e/ou testes por módulo): 12 horas.

 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos por turma será de vinte.

VI - Avaliação

O regime de avaliação concretiza-se através da avaliação sumativa e da avaliação contínua.

A avaliação contínua corresponde a 60% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10 valores, ponderada entre trabalhos, participação em fóruns, participação em Chats.

A Avaliação sumativa corresponde a 40% da classificação final, sendo encontrada pela atribuição de uma classificação quantitativa de 1 a 10, referente à realização de um Trabalho final.

 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 270 EUR (duzentos e setenta euros). Para os docentes e licenciandos da Rede de Docência do Instituto Camões haverá uma redução de 50% sobre este valor. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem seleccionados.

 

VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 10 de Fevereiro de 2010, impreterivelmente.


* PL2 - No contexto desta publicitação, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.