Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2, 2010-2011, 1S

EAPEL2 201_10 Ensino e Aprendizagem do Português Europeu L2, 7.ª edição
Coordenação: Isabel Leiria
Tutoria: Nélia Alexandre, Rita Gonçalves

 

I - Objetivos

São objetivos deste curso:

(i) fornecer e estimular a busca de informação, linguística e psicolinguística, que permita aos formandos observar de um modo esclarecido as estratégias e as produções dos seus alunos, ou seja, o modo como aprendem, o que aprendem e quais os fatores envolvidos na aprendizagem;
 

(ii) capacitar os formandos para a planificação e sequencialização dos conteúdos, bem como para a produção de materiais de ensino / aprendizagem da sua autoria e para a utilização e observação crítica de materiais disponíveis no mercado;

 

(iii) por último, incentivar a recolha e o tratamento de dados de aquisição de PL2, como forma de atingir os objetivos enunciados em (i) e (ii).

II - Conteúdos programáticos

Cada um dos cinco módulos procurará responder a uma ou duas questões fundamentais:

 

1. Que formação deve ter um professor de Português língua não materna?

 

Em que áreas?

 

2. Quais os fatores envolvidos na aprendizagem de uma L2?

 

Qual o papel dos conhecimentos prévios, e em especial o da L1, na aprendizagem de uma L2?

 

3. Todas as componentes da língua podem ser igualmente aprendidas?

 

Qual o papel da idade?

 

4. Qual o papel do ensino na aprendizagem?

 

5. Que materiais usar?

III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

 

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, da área do ensino, com formação em língua, literatura e cultura portuguesas, sem formação específica na área do aprendizagem e ensino do Português língua não materna.

 

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curricula vitae que, uma vez apreciados pelo Instituto Camões, este considere como adequados a seguir esta formação.

 

A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Instituto Camões e é irrevogável.

IV - Duração

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 13 de outubro de 2010, com interrupção de 20 a 31 de dezembro de 2010. Prevê-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de resposta a testes e elaboração de trabalho final.

V - Número de formandos

40.

VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

 

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

 

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

 

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

 

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;

 

Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) - 18 horas.

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do IC, I.P., este custo é suportado em 50% pelo IC, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.


VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 29 de Setembro de 2010, impreterivelmente.

IX – Coordenação e tutoria

Coordenadora: Prof. Doutora Isabel Leiria, do Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

 

Tutoras: Nélia Alexandre, Mestre em Linguística Portuguesa, Assistente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e docente da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA), investigadora do CLUL (LinSe - Gramática: Módulos e Interfaces). Rita Gonçalves é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, mestranda em Línguística e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.