Promoção da leitura - Ler em Português, 2014-2015, 1S

  • Conteúdos:

I - Objetivos
II - Público-alvo
III - Duração
IV - Organização de conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Avaliação final
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

IX - Coordenação
 

• Formulário de candidatura
(Candidaturas encerradas)

  • Outros cursos
  • Regulamento de funcionamento da formação a distância

213_14 Promoção da Leitura - Ler em Português

I - Objetivos

Esta ação insere-se no âmbito do Plano de Incentivo à Leitura, a ser integrado nas atividades da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE), de forma a promover e difundir a literatura portuguesa, através de ações de incentivo à leitura de obras de autores portugueses ou de língua portuguesa. Um dos objetivos da educação para a leitura, neste contexto, será promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa, junto dos alunos que beneficiam desta modalidade de ensino do português assim como das comunidades portuguesas.

1 – Criar hábitos de leitura que sustentem uma prática continuada, seja na escola, em casa, nas bibliotecas ou em outros locais.

2 – Definir critérios de seleção e valorização do fundo documental de forma a utilizá-lo dentro e fora da sala de aula.

3 – Desenvolver estratégias e sua aplicação em contexto, conducentes ao aumento dos níveis de literacia.

4 – Incentivar o prazer de ler junto da comunidade lusófona.

5 – Promover o conhecimento de autores e de obras de literatura de expressão portuguesa.


II - Público-alvo

O curso de formação destina-se a professores de português da rede EPE (Ensino do Português para Estrangeiros).

 

III - Duração

Este curso de formação terá a duração de 25h, organizadas em 7 sessões.

 

IV - Organização de conteúdos

Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de caráter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.

Estão previstos momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido, a ser realizado com recurso à utilização de plataforma. A plataforma a usar disponibilizará documentação de apoio essencial como recurso complementar e orientador deste módulo de formação.

1 – Familiarização com o espaço virtual do curso. [1h]

2 – Coleção: Organização, valorização e divulgação. Seleção e constituição de um fundo documental na área da literatura infantojuvenil. Definição de critérios [4h]

3 – Parâmetros e indicadores para análise geral de uma obra. Exemplos de literatura infantojuvenil classificados por géneros literários. [5h]

4 – Leitura e Leitores. Dimensões da motivação para a leitura. [2h]

5 – Como levar os alunos a Ler mais? Animação de leitura e propostas de exploração textual. Estratégias. Sugestões a partir de um conjunto de obras. [5h]

6 – Para lá da animação. Fontes de informação impressas e digitais. [2h]

7 – Quando ler leva a escrever! Etapas do processo na escrita criativa. Do jogo de associação de ideias até à crítica construtiva de um produto final (personagem, ritmo, ponto retorno, trabalho de depuração); [3h]

8 – A responsabilidade da escola no envolvimento e sensibilização da família. Avaliação do curso. [3h]

 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).
 

VI - Avaliação

A avaliação será contínua.

Os termos de avaliação serão os seguintes:

  • Assiduidade.
  • Participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões. (discussão e reflexão interação) - 40%

 

  • Trabalhos produzidos pelos formandos, durante as sessões, individual ou em grupo - 30%
  • Relatório dos formandos - 30%
     

Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:

  • 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
  • 5 a 6,4 valores – Regular;
  • 6,5 a 7,9 valores – Bom;
  • 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
  • 9 a 10 valores – Excelente.
 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 30 EUR pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas 90 EUR. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
 

 

VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do curso Promoção da Leitura - Ler em Português deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 9 de outubro de 2014, impreterivelmente.


IX - Coordenação
 

Ana Maria F. P. Duarte Cabral, com licenciatura em Educação de Infância, especializou-se na Universidade Aberta (Lisboa) na área da Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Exerce funções na Rede de Bibliotecas Escolares, desde setembro de 2007, na qualidade de Coordenadora Interconcelhia. Participa como formadora, desde 2000, em seminários, conferências e formação contínua sobre literatura infanto-juvenil (Promoção e animação do livro e da leitura).
 
Natália Rosa Costa Moleiro, com licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de La Sorbonne em Paris. Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e no ISLA (Instituição de Ensino Superior). Desde 2002, participa na promoção da leitura junto das escolas da região centro (organização de feiras do livro, encontro entre escritores e alunos, sugestão de aquisição de fundo documental junto dos professores bibliotecários).