Explorar por Autor

O controlo e a ocupação da região do Amazonas pelos portugueses no século XVIII


Fernando Cabral Martins de Almeida
Universidade Autónoma de Lisboa


Desde que chegaram ao Brasil, oficialmente, em 1500, na armada comandada por Pedro Álvares Cabral, os Portugueses fixaram-se preferencialmente na região compreendida entre Pernambuco e o Rio da Prata, por diversas razões. Além das dificuldades encontradas na navegação, de fortes correntes marítimas que dificultavam as comunicações por mar entre a região do Amazonas e Pernambuco, esta região no norte tinha um interesse económico menos atractivo. Dessa forma, só começou a efectuar-se a ocupação desse território com a fixação de colonos e a consolidação do poder do Estado, com estruturas administrativas e militares, mais intensivamente durante o século
XVII. Mas, em fins do século XVI encetaram-se algumas iniciativas de dimensão relevante na conquista e ocupação efectiva da região da Amazónia. Desde a subida de Filipe II, de Espanha, ao trono de Portugal, em 1580, acentuou-se a penetração dos Portugueses no interior do território, com o desenvolvimento das capitanias do Nordeste e a sua integração no conjunto brasileiro. Aumentou o número de iniciativas de exploração na direcção da floresta, abrindo-se clareiras ao longo do curso dos rios, onde se construíam povoados. De 1586 a 1590, o capitão Frutuoso Barbosa pacificou a região da Paraíba, avançado depois para o Sergipe, por entre as tribos nativas. Ainda neste século, Pêro Coelho de Sousa assegura o controlo do Rio Grande do Norte e do Ceará. Apesar das fontes bibliográficas serem pouco extensas nesta área, este é sem dúvida um tema que vale a pena ser mais bem estudado, pela importância dos acontecimentos que ocorreram nesta região, num plano estratégico mais vasto com o jogo de influências e disputa pelo domínio do poder entre as potências europeias, a nível mundial. Além disso, permite compreender melhor a História do Brasil, que se tornou num dos maiores países do mundo, criado por colonos provenientes de Portugal, que sempre foi um país pequeno, a nível geográfico e demográfico, em comparação com outros do Norte da Europa.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS