Explorar por Autor

A derradeira expansão da fronteira: a conquista «definitiva» dos Sete Povos das Missões - 1801


Elisa Fruhauf Garcia
Universidade Federal Fluminense


Em 1801, os Sete Povos das Missões situados na margem oriental do rio Uruguai foram incorporados definitivamente à América portuguesa. Aproveitando-se da conjuntura de guerra europeia, alguns súbditos do Rei Fidelíssimo atacaram os Sete Povos e os anexaram ao Rio Grande de São Pedro. Com esta anexação, a Capitania do Rio Grande mais que duplicou as suas dimensões territoriais, adquirindo, grosso modo, seus contornos actuais. Além dos ganhos territoriais, também foram incorporados cerca de 14.000 vassalos à Coroa portuguesa e um património em rebanhos e benfeitorias bastante considerável. No entanto, segundo os relatos da época, foi a grande adesão dos missioneiros que tornou possível esta mudança de soberania. Nesta comunicação, pretendo enfocar os motivos que levaram os índios a desejarem esta mudança, abordando como se deram os relacionamentos entre estes e os colonos luso-brasileiros, pois esta \\\"conquista\\\" foi fruto mais de acordos e de diálogos, do que de enfrentamentos bélicos directas.

Seja bem-vindo/a à Biblioteca Digital Camões!

A disponibilização de um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística insere-se na missão do Instituto Camões: A promoção da língua e cultura portuguesas, de que se vem ocupando desde 1929.

A Biblioteca Digital Camões pretende fazer chegar o Português a um universo cada vez mais amplo de falantes e estudantes do Português. Nos próximos meses receberá novos e diversificados parceiros, que a enriquecerão com as suas contribuições e cooperarão na preparação do Instituto Camões para o Séc. XXI.

Todas as obras estão em formato pdf. Se não tiver o programa «Adobe Reader» instalado no seu computador, deverá fazê-lo clicando na imagem.

Get Adobe Reader

PARCEIROS INSTITUCIONAIS