Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul

estudosposcoloniais

* As candidaturas encerram a 8 de outubro de 2015 *

103_15 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul
Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro

O Camões, I.P. vai lançar a 8.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P..


I - Objetivos

1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.

2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.

3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.

4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.



II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação.

Módulo 2
Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais.

Módulo 3
A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico.

Módulo 4
Lusotropicalismo

Módulo 5
Guerras Coloniais, Revolução e descolonização

Módulo 6
Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos
e lusofonia.



III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível
de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 21 de outubro de 2015, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha.



VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e
/ou testes) -18 horas.



VII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão
preenchidos no final do curso.



VIII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.



IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 8 de outubro de 2015, impreterivelmente.

De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Notas biográficas

Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.

Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro
,
Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela Cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

 

Conteúdos:

I - Objetivos
II - Conteúdos programáticos
III - Público-alvo
IV - Duração
V - Número de formandos por turma
VI - Creditação e avaliação final
VII - Processo de avaliação
VIII - Preço do curso
IX - Processo de candidatura
X - Notas biográficas