O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa

* Candidaturas encerram a dia 1 de novembro *

216_15 O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa

REGISTO DE ACREDITAÇÃO: REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC-72991/13
MODALIDADE: e‐Learning
CRÉDITOS/ECTS/HORAS: 2 ECTS / 2,1 Créditos / 52 Horas
SEMESTRE/ANO LETIVO: 1º Semestre ‐ Ano Letivo 2015‐2016
DOCENTE: Paulo Nunes da Silva
DATA DE INÌCIO:: 16/11/2015 (9/10 semanas)
CANDIDATURAS: até  01/11/2015
CUSTO: 120€ (No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., o custo é de 100€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.)

 I - Sinopse

Dos novos programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e o 3.º ciclos, decorrem alterações importantes relativamente aos programas anteriores, as quais dizem respeito a diferentes domínios. Entre esses domínios, destaca-se o do funcionamento da língua, no âmbito do qual são propostos novos termos e novos conceitos, de acordo com as mais recentes aportações dos estudos linguísticos.

Justifica-se, por isso, disponibilizar a todos os professores de Português ações de formação que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, procurando enquadrá-los nos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação produzida e tornando as suas atividades letivas mais eficientes.

Deste modo, as ações de formação dinamizadas no âmbito da linha “Oficina de língua e ensino da gramática” têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos relacionados com o funcionamento da língua e integrados nos novos programas de Português. 

As abordagens são propostas segundo diversas perspetivas e tendo em consideração os diferentes níveis de análise linguística (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica), assim como áreas do conhecimento emergentes (com saliência para a Pragmática Linguística, a Psicologia Cognitiva e a Linguística Textual). Estas ações de formação têm como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua integrado nas atividades de ensino e aprendizagem da aula de Língua.

II - Destinarários

- Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.

  

III - Objetivos

A ação de formação “O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa” pretende constituir-se como espaço de reflexão sobre uma temática central para a Semântica (mas também para a Sintaxe e para a Morfologia).

Entre as principais linhas programáticas desta ação de formação, contam-se as seguintes:

- Efetuar uma abordagem integrada das categorias linguísticas tempo e aspeto;

- Apresentar os valores aspetuais de forma sistematizada (em contraste com a perspetiva tradicional, na qual estes valores são enumerados de modo avulso e, por vezes, dicotómico);

- Identificar a sistematicidade subjacente aos valores temporais típicos dos tempos verbais do modo Indicativo;

- Reconhecer a complementaridade dos meios gramaticais (tempos verbais) e dos meios lexicais (adverbiais temporais) de expressão do tempo.

 

IV - Organização de conteúdos

Tema 1 - A categoria linguística “aspeto “

1.1. O aspeto na perspetiva da gramática tradicional

- Valores aspetuais (perfetivo/imperfetivo, pontual/durativo, etc.)

1.2. O aspeto na perspetiva da Linguística atual

- A classificação de Moens e Steedman (1988)

- Composicionalidade dos valores aspetuais

- Núcleo aspetual

- Classes aspetuais (estados, processos, processos culminados, culminações e pontos)

Tema 2 - A categoria linguística “tempo”

2.1. A expressão gramatical do tempo: os tempos verbais

- Momento da enunciação, ponto de referência e momento da eventualidade

- Valores temporais dos tempos verbais do Indicativo em português

2.2. A expressão lexical do tempo: os adverbiais temporais

- Tipos de adverbiais temporais (localização, duração, frequência).

 

V - Metodologia de trabalho

Todas as atividades de ensino-aprendizagem relativas a esta ação de formação decorrerão em regime online, designadamente em ambiente de classe virtual.

A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e‐Iearning em uso na Universidade Aberta, no qual são valorizadas as formas de comunicação assíncronas. O termo "classe virtual" aplica‐se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente‐formando, formando-docente e formando‐formando, criando‐se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.

 

VI - Avaliação

IA Avaliação baseia-se no modelo pedagógico da Universidade Aberta, e contempla a realização de dois trabalhos individuais.

A classificação atribuída será simultaneamente qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação do n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP, que prevê uma escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:

‐ EXCELENTE: de 9 a 10 valores

‐ MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores

‐ BOM: de 6,5 a 7,9 valores

‐ REGULAR: de 5 a 6,4 valores

‐ INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores

Aos formandos aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.

 

 

VII - Regime de avaliação da ação

Espera‐se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e‐atividades). A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.

 

 

• Conteúdos:

I - Sinopse
II - Destinatários
III - Objetivos
IV - Organização de conteúdos
V - Metodologia de trabalho
VI - Avaliação
VII - Regime de avaliação da ação

 
 
 

 

Formulário de candidatura