O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa
REGISTO DE ACREDITAÇÃO: REGISTO DE ACREDITAÇÃO: CCPFC/ACC-72991/13 I - Sinopse Dos novos programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e o 3.º ciclos, decorrem alterações importantes relativamente aos programas anteriores, as quais dizem respeito a diferentes domínios. Entre esses domínios, destaca-se o do funcionamento da língua, no âmbito do qual são propostos novos termos e novos conceitos, de acordo com as mais recentes aportações dos estudos linguísticos. Justifica-se, por isso, disponibilizar a todos os professores de Português ações de formação que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, procurando enquadrá-los nos mais recentes desenvolvimentos decorrentes da investigação produzida e tornando as suas atividades letivas mais eficientes. Deste modo, as ações de formação dinamizadas no âmbito da linha “Oficina de língua e ensino da gramática” têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos relacionados com o funcionamento da língua e integrados nos novos programas de Português. As abordagens são propostas segundo diversas perspetivas e tendo em consideração os diferentes níveis de análise linguística (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica), assim como áreas do conhecimento emergentes (com saliência para a Pragmática Linguística, a Psicologia Cognitiva e a Linguística Textual). Estas ações de formação têm como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita, visando o conhecimento explícito da língua integrado nas atividades de ensino e aprendizagem da aula de Língua. - Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
A ação de formação “O Tempo e o Aspeto na Língua Portuguesa” pretende constituir-se como espaço de reflexão sobre uma temática central para a Semântica (mas também para a Sintaxe e para a Morfologia). Entre as principais linhas programáticas desta ação de formação, contam-se as seguintes: - Efetuar uma abordagem integrada das categorias linguísticas tempo e aspeto; - Apresentar os valores aspetuais de forma sistematizada (em contraste com a perspetiva tradicional, na qual estes valores são enumerados de modo avulso e, por vezes, dicotómico); - Identificar a sistematicidade subjacente aos valores temporais típicos dos tempos verbais do modo Indicativo; - Reconhecer a complementaridade dos meios gramaticais (tempos verbais) e dos meios lexicais (adverbiais temporais) de expressão do tempo.
Tema 1 - A categoria linguística “aspeto “ 1.1. O aspeto na perspetiva da gramática tradicional - Valores aspetuais (perfetivo/imperfetivo, pontual/durativo, etc.) 1.2. O aspeto na perspetiva da Linguística atual - A classificação de Moens e Steedman (1988) - Composicionalidade dos valores aspetuais - Núcleo aspetual - Classes aspetuais (estados, processos, processos culminados, culminações e pontos) Tema 2 - A categoria linguística “tempo” 2.1. A expressão gramatical do tempo: os tempos verbais - Momento da enunciação, ponto de referência e momento da eventualidade - Valores temporais dos tempos verbais do Indicativo em português 2.2. A expressão lexical do tempo: os adverbiais temporais - Tipos de adverbiais temporais (localização, duração, frequência).
Todas as atividades de ensino-aprendizagem relativas a esta ação de formação decorrerão em regime online, designadamente em ambiente de classe virtual. A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e‐Iearning em uso na Universidade Aberta, no qual são valorizadas as formas de comunicação assíncronas. O termo "classe virtual" aplica‐se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente‐formando, formando-docente e formando‐formando, criando‐se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.
IA Avaliação baseia-se no modelo pedagógico da Universidade Aberta, e contempla a realização de dois trabalhos individuais. A classificação atribuída será simultaneamente qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação do n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP, que prevê uma escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: ‐ EXCELENTE: de 9 a 10 valores ‐ MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores ‐ BOM: de 6,5 a 7,9 valores ‐ REGULAR: de 5 a 6,4 valores ‐ INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada.
VII - Regime de avaliação da ação Espera‐se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e‐atividades). A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.
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