Promoção da Leitura na Era Digital

 

* Curso a decorrer no 2ºsemestre *

215_15 Promoção da Leitura na Era Digital
Tutoria: Isabel Alçada

 

A leitura é uma competência básica que todas as pessoas devem adquirir para conseguirem lidar de forma natural com a palavra escrita. Mas aprender a ler não é um processo natural, como aprender a falar ou a andar. É um processo complexo que exige bastante acompanhamento. Para conseguir ler bem, é necessário e indispensável dominar a técnica de leitura e criar uma relação positiva com os livros. 

Este curso foi concebido pelos Professores Carlos Correia e Isabel Alçada, do Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas (CITI), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no CITI.


I - Objetivos

1. Contribuir para alargar a compreensão dos processos de aprendizagem da leitura, junto de profissionais e de cidadãos, interessados na promoção da leitura, analisando a mudança de paradigma ocorrida no século XXI, resultante da permanente oferta de recursos em suporte digital.

2. Permitir uma análise fundamentada dos fatores que na nossa época contribuem para a aquisição (ou inibição) de competências e hábitos de leitura, nas várias etapas da vida.

3. Disponibilizar resultados da investigação científica sobre leitura e literacia de forma sintética, acessível e transferível para a programação de práticas concretas tanto em contexto escolar como em contexto familiar.

4. Contribuir para a eficácia nas práticas de promoção de leitura, através da divulgação de políticas, projetos e atividades desenvolvidos em diferentes contextos nacionais e internacionais, com valor comprovado pela avaliação.

II - Competências

1. Conhecer resultados de investigação recente acerca de aprendizagem da leitura, desenvolvimento da competência leitora, desenvolvimento de hábitos de leitura na era digital.

2. Analisar políticas, projetos e atividades de promoção da leitura junto de crianças, de jovens ou de adultos. para apreciar a qualidade do respetivo impacto.

3. Aprofundar a reflexão acerca da problemática da leitura na era digital, analisando implicações da utilização de recursos em diferentes suportes junto de crianças e jovens. 

4. Conceber, programar e realizar projetos de promoção de leitura, adequados a diferentes públicos, que envolvam um alargado uso de livros e de suportes digitais.

 

III - Público-alvo

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência na área da promoção da leitura.

 

IV - Organização de conteúdos

Temas das Sessões (Programa):

1 – A leitura uma competência essencial. Breve história da leitura 

2 – O longo caminho da universalização no acesso à leitura 

3 – Recursos e práticas de leitura no século XXI

4 – Workshop 

5 – A aprendizagem da leitura – análise de teorias e resultados de investigação 

6 – A aquisição e a consolidação da competência leitora – a ação da escola, da família, da comunidade 

7 – Análise de políticas, programas e projetos de promoção da leitura e da literacia 

8 – Workshop 

9 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura- a escolha de livros e recursos digitais adequados ao público alvo 

10 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura –a conceção de atividades adequadas aos recursos, ao contexto, ao tempo disponível 

11 – Programação de projetos/atividades de promoção da leitura – a avaliação dos efeitos nas competências e nos hábitos de leitura dos participantes (crianças, jovens ou adultos) (

12 – Workshop 

13 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 

14 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 

15 – Apresentação e discussão das propostas de projeto 

16 – Avaliação

 

V - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).
 

VI - Caldendarização

Inscrições: 2ºsemestre

 

VII - Propina de inscrição

A frequência do curso implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é de 150 EUR (cento e cinquenta euros). O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

VIII - Seleção

O Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.


IX - Requisitos
 

Os candidatos deverão possuir:
- Internet;
- Computador multimédia;
- Auscultadores, microfone e câmara de vídeo;
- Programa Skype instalado no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);
 
 
X - Certificação
 
Curso conferente de 6,7 créditos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação - Formação Contínua de Professores), a professores de infância e professores do ensino básico. Serão ainda atribuídos 6 ECTS.
 

• Conteúdos:

I - Objetivos
II - Competências
III - Público-alvo
IV - Organização de conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Calendarização
VII - Propina de inscrição
VIII - Seleção
IX - Requisitos                                  X- 
Certificação  

 
 
 

 

Formulário de candidatura